• a href='http://vampire-academy.blogspot.com'
  • Templates da Cah

    Créditos

    Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

    quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

    E sempre citam...

    * A NOVA DANÇA DOS VAMPIROS – Não sei se você notou, mas eu achei o fato escancarado demais durante este meu último rolê pelos EUA. O pop voltou a flertar forte com os vampiros. E, quando se flerta com vampiros e a Buffy nem está por aí para caçá-los…

    1) a parada toda começa com essa escritora Stephenie Meyer, mórmon e meio esquisita, que há três anos escreveu o primeiro livro dessa série teen chamada “Twilight”. O livro, que acaba de ser lançado no Brasil com o nome de “Crepúsculo” e já está na lista dos mais vendidos, pode verificar. “Twilight” é uma história sobre a garota Isabella, que no fim das contas fica apaixonada por um garoto vampiro. Isabella, no livro, logo vira nossa heroína Bella (Lugosi?). Enfim… Isso é notícia até que velha. Acontece que, agora em 2008, a gente vê que…

    2) “Twilight” está virando um filme de Hollywood, a atingir os cinemas americanos pouco antes do Natal. O longa-metragem sobre o livro está sendo dirigido por Catherine Hardwicke (do teen “Thirteen”) ((Hehe)) e a Bella será vivida pela bela (ok…) Kristen Stewart, que esteve neste recente “Into the Wild” e trabalhou já em duzentos filmes adolescentes, entre outros.

    3) Enquanto estive em Chicago, e enquanto o primeiro, “Twilight”, sai agora no Brasil, testemunhei que o quarto livro da série de Stephenie Meyer, “Breaking Dawn”, foi lançado nos EUA com muito barulho. Este quarto livro está dando a fama de “a nova J.K. Rowlings” para Meyer. Rowlings é a responsável pelo bilionária franquia “Harry Potter”. Os vampiros são os novos magos. Espera-se que “Breaking Dawn” venda em torno de 3.2 milhões de cópias só nos EUA. “Twilight”, o primeiro, já vendeu quase isso.

    4) Sobre o lançamento de “Breaking Dawn”, nos EUA, teve o hype e teve o buzz. O hype: as lojas começaram a vender o livro à meia-noite do dia 2 de agosto, sábado passado. Um monte de meninos e meninas apareceu nesta hora, para comprar, muitos vestidos de capas longas e gola levantada, em pleno verão. O buzz: o lançamento do livro fez pipocar um monte de festas de madrugada (o horário de vampiros) em casas de adolescentes: eram uma mistura de balada e sarau, muitos a caráter, e com momentos de leituras do livro em roda. As megalivrarias como a Barnes & Noble e a Borders (também de CD, DVD, revistas) montaram estandes vampirescos com destaques nas lojas. A da Borders fica na entrada e traz pôsteres, todos os livros de Stephenie Meyer, todos os demais livros pop de vampiros (já falo), dentes postiços dos homens-morcego, maravilhosos chocolates Ghirardelli dark, com recheio de calda de morango, daqueles que você morde e o morango fica no canto da boca, parecendo que você acabou de morder um pescoço e não limpou o sangue.



    Rose and Dimitri. by ~agathablake on deviantART


    5) Os livros do “Twilight” resgataram das prateleiras para a exposição bombada outras obras mais ou menos antigas sobre vampiros, como os dois romances malucos de Christopher Moore, que venderam razoável e ganharam caráter de “cult” nos EUA. É o “Bloodsucking Fiends”, de 1995, que conta a velha história de uma garota em San Francisco que se apaixonou por um menino, que óbvio vem a ser um vampiro. Aí, mordida e “turned” uma vampira, ela tem que se adaptar à nova raça: passou a dormir de dia e viver à noite, tipo clubber. A continuação desse “clássico pop” saiu no ano passado, com o ótimo título “You Suck – A Love Story”, que freqüentou a lista dos mais vendidos do “New York Times”. Os dois livros de Moore já foram comprados para o cinema.

    6) Livros sobre vampiros não são novidade. É uma moda que nunca morre (sem trocadilho), na verdade. O que impressiona é a atual onda de vampiros adolescentes em situações quase… reais. Saem aquelas histórias de vampiros velhos e bafudos dos castelos e entram os sanguessugas moderninhos de Upper East Side (Nova York), por exemplo. Essa é a premissa de “Blue Bloods”, de Melissa de la Cruz, um Gossip Girl com vampiros lançado em 2006 e que voltou às livrarias com o sucesso de Twilight. Até escritores de livros vampirescos “para adultos” resolveram se aventurar e lançar algo mais jovem. Dá uma olhada na lista: tem o vampiro que mora em um internato em “Evernight” (lançado em maio nos EUA), “Vamps” de Nancy Collins saiu em julho (mais um Gossip Girl com dentes afiados), também tem o vampiro vegetariano de “Vunce Upon a Time” a ser lançado até o final do ano, “Vampire Kisses” de Ellen Schreiber (saiu em junho), o vampiro fashionista (juuuro!) de “Vamped” escrito por Rachel Caine. Ufa. Mas ainda tem o garoto que tem o poder de matar vampiros em “Svetlana Grimm and the Circle of Red” (Richelle Mead), o vampiro que é detetive particular em “Jailbait Vampire” (Mario Acevedo) e olha esse nome, “Sucks to Be Me: The All-True Confessions of Mina Hamilton, Teen Vampire (maybe)”, de Kimberly Pauley, contando as confissões de uma vampira adolescente (ou não).

    7) Em todo caso, vai que a galera pira mesmo no assunto, acaba de ser lançado nos EUA o livro “The Vampire Survival Guide”, que se pretende… sério. São lições pontuais que ensinam como brigar com e matar esses seres que nunca morrem (!). Saiu no último dia 1 de agosto. Segundo sua descrição oficial, esse guia armado pelo escritor nova-iorquino Scott Bowen inclui tópicos sobre “como saber se alguém que você conhece virou um vampiro, como proteger você de um ataque, o que fazer se você tiver que brigar com múltiplos vampiros e até como livrar uma cidade inteira da devastação de ataques vampirescos, com métodos religiosos ou científicos”. O melhor é o final da descrição: “Vampiros são encontrados em todos os países do mundo, não apenas na Europa Oriental ou em Sunnydale, Califórnia. Com a população mundial estimada em atingir acima de 9 bilhões de pessoas no ano 2050, confrontos entre homens, mulheres, crianças e vampiros vão crescer inevitavelmente. Então este guia é a maior esperança da raça humana. Contém 25 fotos coloridas”.


    Autor: Lúcio Ribeiro, jornalista. Edita o Popload e escreve sobre música e cultura pop para a Folha de S.Paulo. É colunista das revistas Capricho e Homem Vogue. Co-apresenta o programa de rádio Poploaded. É DJ residente do clube Vegas e viaja o Brasil tocando em festas de rock.

    Site: http://colunistas.ig.com.br/lucioribeiro/2008/08/

    Finalmente um "artigo" sobre vampiros e escrito por um jornalista do Estado de SP *-*

    Hoje mais cedo eu enviei um email para a Richelle. *_*
    Meu ingles é um lixo, mas num é tão ruim assim também. ¬¬
    Vamos ver se ela responde, néé?

    O conteúdo? Nada... só elogiei a série de livros dela e tal... mas assim que ela responder [ se ela responder ], eu posto a tradução aqui.

    Por enquanto é só espera. --'

    Blood kisses. :*

    Um comentário:

    Stéf disse...

    Adorei essa matéria.
    Ele não mencionou VA nem VK , mas tudo bem. Valeu muito a leitura!